Il n’ya seul qu’Un.garo

 
Wintour attempts a smile at the Emanuel Ungaro Collection in Paris

Ontem fui assistir com uma amiga ao documentário The September Issue, integrado no Estoril Film Festival. Supostamente a protagonista é Anna Wintour, directora da Vogue americana. Uma "vilã" frágil, seca e tesa, temida e endeusada pelo seu poder no mundo da Moda (e caricaturizada no filme O diabo veste Prada). É ela quem tudo decide, o sim depois de centenas de nãos, franzires de sobrolho, trejeitos desdenhosos ou expressões de fastio. É confrangedor ver aqueles que são poderosos dentro do seu próprio mundo, vergarem-se perante ela em bajulações. E é irónico vê-la depois desconfortável no reino europeu de um Gaultier, menosprezada por um displicente Testino e banalizada pela própria filha -que não ambiciona carreira na área da Moda porque não é um meio para ser levado a sério, quando há tantas coisas mais importantes a acontecer no mundo ! rs

Vogue creative director Grace Coddington

Mas quem rouba a cena, o documentário e a nossa simpatia, ao preencher os frios vazios que Anna vai deixando atrás de si, é Grace Coddington, a directora Criativa da revista. Uma "bruxinha" boa, esperta e divertida, que cria contos de fadas a partir de uma realidade assumida até na sua aparência "desglamourizada". De quem já foi uma bela manequim e agora já nada mais tem a provar sobre esse (o seu) aspecto.

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Depois seguiu-se um debate com o grande estilista Emanuel Ungaro, que fez uma introdução sobre essa dualidade -representada no documentário- entre a criação e os interesses económicos que agora, mais que nunca, a condicionam. A pergunta era: quem dita a moda, os criadores ou as revistas de moda?

Ungaro falou de como funcionavam os ateliers desde que começou a trabalhar com Balenciaga e Courrèges, concordou que a imprensa dava um novo fôlego à criação do estilista, mas agora os valores inverteram-se levando à "falência" do criador como Valor mais alto. E à morte anunciada da Alta Costura.

Ungaro vendeu a sua marca a um grupo económico que recentemente causou polêmica ao contractar Lindsay Lohan como conselheira de moda. Ao ser questionado sobre esse tema disse que essa situação o horrorizava, mas que já não tinha qualquer influência sobre os destinos da marca que leva o seu nome -"ainda se a criação fosse destinada a grandes estrelas de Hollywwood, em vez de starlets ! Bem, talvez um dia ainda venham a ser estrelas…" -ironizou.

Photography: Sean Michael

Perguntei-lhe: agora que os grandes estilistas estão a vender a sua alma -enquanto ela ainda vale alguma coisa ! (quem não vendeu está a falir)- …não estarão  as marcas a ficar vazias de alma, porque são motivadas apenas por interesses económicos ? (acho que ao perder o seu criador e fundador sem o cuidado de manter um discípulo por ele eleito, as marcas se despersonalizaram)

 Confesso que não captei totalmente a resposta -ele falava baixo e o meu coração batia alto pela emoção de me dirigir a ele… rs- mas ele concordou com essa ideia, o que move a moda é agora o consumo, cria-se em função do que se vende e não ao contrário -e ele sente que vendeu a alma, sim.

No entusiasmo da pergunta, esqueci-me daquilo que notei faltar em alguns: reverência (muitos -notáveis até- foram até lá pelo documentário, pela "deusa" Wintour, pela moda consumista, pelo sistema americano ? É que não ficaram para ouvir a sua antítese, o Mestre Criador europeu…)

Por isso no fim do debate, já a meio caminho da saída, voltei a correr até ele para dizer-lhe o quanto o admirava, o quanto admirava o seu trabalho e o prazer que era conhecê-lo. O seu olhar límpido, líquido e transparente, foi meu (rs) por uns momentos e o seu sorriso banhou-me. Ahhh… um Senhor ! Maravilhoso criador, uma lenda viva, um deslumbramento no uso da cor e das misturas de padrões.

Há anos atrás eu quase menina estudava estilismo, estudava Ungaro.

Ontem, fui quase menina outravez… rs

Monsieur Ungaro, j’étais là, sur.tout, pour vous. Il a été un previlège. Merci…

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~ por BrancaINPura em 10/11/2009.

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