Solitary Catcher

.
.
 
 

Li "The catcher in the rye" primeiro na versão brasileira, chamava-se "O apanhador no campo de centeio". Para mim foi uma revelação, subitamente não me senti tão diferente e inadequada. Ou melhor… percebi que a diferença e a inadequação tinham o seu valor -ao contrário do que me era dito.

Nasceu aí a minha paixão por autores estranhos, "loucos", “losers”, malditos, desconcertantemente sinceros.

E depois ele escolheu a solidão… e serviu-me de argumento para defender o valor da minha, quando foi preciso.

Um único livro pode tocar tanto uma vida, pode tocar tantas vidas… só podemos agradecer, não exigir. E ele deu-me o bastante para o justificar: leave the man alone, he owns his solitude.
Hoje
J. D. Salinger foi esconder-se num qualquer lugar ainda mais inacessível…

~ por BrancaINPura em 28/01/2010.

2 Respostas to “Solitary Catcher”

  1. Engraçado que eu tb li um livro que me marcou muito e por razões parecidas, por me mostrar que o pensamento era uma coisa imensa, chamava-se Outono Mágico e falava da final da época hippie. Perdi o livro e nem sei o nome do autor.

    • “(…) mostrar que o pensamento era uma coisa imensa (…)” -bota imensa nisso, Bp ! Imenso, incontrolável, obsessivo, omnipresente, rebelde, violento, embaraçoso, onírico, utópico, crente, crítico… etc etc etc
      O meu pensamento era demasiado grande para a minha cabeça, demasiado para aquilo que eu era suposto pensar e ser, demasiado para aquilo que se esperava de mim -porque o que se esperava de mim tinha uns limites muito estreitinhos !
      Por isso este deslumbramento ao correr das linhas e das palavras deste livro e deste pensamento que também não se continha… rs
      É pena quando “perdemos” um livro assim importante, lembro-me de um filme do qual perdi o rasto também.
      …e às vezes acontece voltarmos a encontrar certas referências, mas entretanto a magia perdeu-se…

Deixe uma Resposta

